Hotnews

Fitoesteróis: que bicho é esse?

8 set , 2015

frutas_clubedocoracao

Aprenda a usar essas substâncias que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL)

Que o colesterol alto faz mal para o coração todo mundo sabe. O que nem todos sabem, porém, é que a ciência já comprovou que os fitoesteróis podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.  Colesterol é a gordura produzida pelo fígado, que também pode ser ingerida na alimentação.

Caso você ainda nunca tenha ouvido falar de fitoesteróis, o Clube do Coração vai explicar o que são, como funcionam e onde essa substância pode ser encontrada.

Fitoesteróis são substâncias gordurosas parecidas com o colesterol, produzidas pelas plantas e presentes em óleos vegetais, sementes, grãos, frutas e hortaliças.

A cardiologista Maria Cristina Izar, professora da disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deu recentemente uma entrevista para a revista Viva Saúde em que explicou que os fitoesteróis e fitoestenóis têm estrutura química semelhante à do colesterol e ambos precisam ser dissolvidos da mesma forma para serem absorvidos. “Assim, quando se ingere fitoesteróis, menos colesterol é dissolvido, diminuindo seus valores na circulação”, explica a médica.

O nível máximo de colesterol aceitável no sangue é de 199 mg/dl. Acima disso, já é alto. “Para não ultrapassar essa fronteira e reverter essa situação perigosa para o coração, é importante conhecer conceitos como o colesterol bom e ruim e saber como administrá-los”, aconselha Riva Dimitrov, diretora médica da Abbott no Brasil. A gordura saturada é uma das causas do colesterol alto. A boa notícia é que podemos prevenir e controlar o LDL, com atividade física regular e o consumo de alimentos ricos em fitoesteróis.

O creme vegetal Becel Pro-Activ é um desses alimentos. Duas porções por dia (20g, ou duas colheres de sopa) são suficientes para produzir os bons efeitos no nosso organismo (fonte: http://www.becel.com.br/proactiv/reduzindo-o-seu-colesterol-com-becel-proactiv/como-esteris-vegetais-funcionam.aspx#sthash.uqXbbi1R.dpuf).

A Abbott também tem o Duplostat, cápsulas que contém 750 mg de fitoesteróis cada. A indicação é de duas cápsulas por dia. Mas sempre é bom conversar primeiro com o médico, antes de tomar qualquer medicamento.

Fabricantes como a EMS, Aché, Herbarium e Quality Nutrition, entre outros, também oferecem o produto, em diferentes apresentações.  Você não tem mais desculpa para não cuidar do seu colesterol.

, ,

1 comentário

1. […] A ação dessas substâncias encontradas em plantas e vegetais, e também na forma de suplemento alimentar, na redução dos níveis de colesterol já é cientificamente comprovada. O Clube do Coração falou de fitoesteróis neste post aqui: Fitoesteróis: que bicho é esse? […]

Comentários estão fechados.