O coração do idoso é tema de livro do Fleury

13 jun , 2017

Alterações cardíacas comuns ao coração do idoso foram mapeadas por três cardiologistas do Grupo Fleury

O envelhecimento da população mundial e brasileira está diretamente relacionado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares – as mesmas que lideram também as causas de morte. Pela urgência do contexto, três cardiologistas do Fleury Medicina e Saúde – Paola Smanio, Ibraim Masciarelli e Wilson Mathias Júnior – uniram-se para mapear as possíveis alterações que ocorrem no coração do idoso e suas potenciais diferenças na avaliação diagnóstica. O resultado do trabalho desses três organizadores e demais autores convidados está no livro O Coração do Idoso (Manole). A obra será lançada em 15 de junho, às 12h50, no Simpósio Fleury de Cardiogeriatria, durante Congresso SOCESP 2017 (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), em São Paulo.

As características fisiológicas e comportamentais das pessoas acima dos 60 anos, em geral, são diferentes do perfil populacional considerado jovem e, por isso, adequações nos métodos diagnósticos e terapêuticos são necessários. De acordo com Paola Smanio, muitas dúvidas podem surgir na hora de prescrever um procedimento, como, por exemplo, se exames com contraste podem ser realizados ou até mesmo se um teste ergométrico é necessário para um paciente com quadro de artrose.

Além disso, alguns fatores podem inviabilizar a realização do teste ergométrico. Entre eles estão instabilidade postural, redução da mobilidade, medo, falta de motivação, uso de medicamentos e presença de alterações eletrocardiográficas em repouso. “Neste caso, diante das dificuldades, são indicados os testes farmacológicos associados à imagem, como cintilografia de perfusão miocárdica, ecocardiografia de estresse e ressonância magnética do coração”, explica Paola Smanio.

O Simpósio Fleury de Cardiogeriatria contará com a presença do professor da Universidade de Missouri, John Spertus, que falará sobre os cuidados com o coração na maturidade. A entrada é franca para os cardiologistas inscritos na SOCESP e, na ocasião, o livro será distribuído gratuitamente para os médicos presentes.

, , ,