Campanha “Envelheça com saúde” nesta 4a

25 set , 2017

Para motivar mudanças positivas na vida dos idosos e de seus cuidadores, o Incor realizará campanha comemorativa do Dia do Idoso (1/10), na quarta‐feira (27/9), das 9h às 15h.

Em 2035, na cidade de São Paulo, a proporção de 6 idosos para cada 10 jovens registrada hoje subirá para 12/10. Em 2050, serão 21 idosos para cada 10 jovens, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). De acordo com a American Heart Association, o idoso tem 60% de chance de ser hipertenso e 70% de probabilidade de ser acometido por doenças cardiovasculares. A boa notícia, segundo inúmeros estudos, é que adotar pequenas mudanças nos hábitos de vida pode retardar essas doenças ou sua progressão.

Por isso, o Incor promove este evento que terá medição de pressão arterial, como indicador de risco cardiovascular, e orientação de medidas de fácil adoção no dia a dia, para lidar melhor com o estresse, praticar atividade física e ter uma alimentação mais balanceada, sem perder o prazer do sabor dos alimentos.

A equipe de farmacêuticos do Incor estará de plantão para esclarecer dúvidas como: a ingestão de medicamentos deve ser junto com a refeição? Os medicamentos devem ser tomados com água ou leite?

Para aqueles que já estão na terceira idade e também para cuidadores de qualquer idade que convivem com idosos, haverá orientação de fisioterapeutas para diminuir o risco de quedas em casa.

Na área de exercício da cidadania, os assistentes sociais falarão sobre previdência social, direitos dos idosos no Brasil e as instâncias do estado que devem ser acionadas para exercê-los.

A campanha é organizada pelo Comitê Gestor do Selo Amigo do Idoso do Incor, coordenado pelo Núcleo da Qualidade do hospital. A equipe de saúde envolvida na ação é composta de assistentes sociais, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, com apoio de voluntários das Associações do Hospital das Clínicas e Amigos do Coração (formada por pacientes do Instituto).

CAMPANHA INCOR ENVELHEÇA COM SAÚDE
Data e horário: 27/9 (quarta-feira), das 9h às 15h
Local: InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMSUP
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Térreo do Bloco I, São Paulo, SP