Opinião

Celebração da vida!

2 nov , 2017  

Share

crédito: Renata Féres

Silvia Regina Angerami

Hoje, dia 2 de novembro, é celebrado, pela Igreja Católica, o Dia de Finados, o dia dos mortos. Mas decidi falar aqui no blog Clube do Coração sobre a vida, para fazer o contraponto. Falar como a Medicina tem evoluído nos últimos anos e como a vida tem se multiplicado em mil facetas, muitas vezes desconhecidas ou inimagináveis há tempos atrás.

Por exemplo: o transplante de coração. Você já imaginou quantas vidas foram salvas graças à genialidade de alguns médicos e cientistas que acreditaram ser possível usar um coração saudável de uma pessoa que já não precisava mais dele no peito de outro ser humano que dependia desse órgão vital para prosseguir vivendo?

Eu estou atrasada aqui no blog para dar uma notícia muito legal, que se referia ao Dia das Crianças, mas, com o meu atraso, acabou ficando agora para este Dia de Finados. Mas talvez o atraso tenha sido proposital, porque hoje, ao invés de nos entristecermos pelas vidas que finalizaram sua jornada terrestre, podemos e devemos nos alegrar com as vidas que prosseguem graças aos avanços da ciência e da medicina.

No último mês de outubro, o Programa de Transplante Cardíaco Pediátrico do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) completou 25 anos. Para marcar a data e o Dia das Crianças, comemorado naquele mês, foi promovida uma caminhada por um trecho de 2,5 km, reunindo naquele domingo (8/10) pacientes, familiares e profissionais, em celebração à alegria de uma nova chance de vida.

As crianças transplantadas do Incor comemoraram a semana da criança com o maior presente que poderiam ter recebido: um coração novinho em folha, uma nova chance de vida. Esse presente só foi possível graças à generosidade das famílias que doaram os órgãos de seus entes queridos e também à existência dessa equipe guerreira de médicos e especialistas multiprofissionais.

No dia 30 de outubro de 1992, o Instituto do Coração fez o primeiro transplante cardíaco neonatal do Brasil, em um recém-nascido de 12 dias. Hoje já são cerca de 212 transplantes feitos por essa equipe reconhecida como a que mais realiza transplantes cardiopediátricos no Brasil.

Patrocinaram o evento do Incor as seguintes empresas parceiras: Getinge Group, Coopincor, SP Diversões e Heróis do Bem Entretenimentos.

Assim como as crianças, adolescentes e jovens adultos (alguns transplantados há mais de 20 anos) que participarão da corrida deste domingo, outros 29 pacientes que estão na fila de espera do transplante pediátrico do Incor aguardam a oportunidade de vencerem a corrida pela vida. E foi também em solidariedade a eles que foi realizada a corrida do Transplante Cardíaco Pediátrico do Incor.

Cerca de 500 pessoas caminharam nessa forte corrente pela vida, que ainda salvará muitas crianças no País.

Notícias como esta não são muito comuns na mídia tradicional. E é por isso que acho importante manter vivo este espaço aqui, do blog Clube do Coração – saúde cardíaca. Espero que as pessoas curtam e compartilhem, pois o nosso Mundo está a precisar de mais boas notícias como esta.

Muito obrigada!

Silvia Regina Angerami é jornalista e escritora e mantém heroicamente o blog Clube do Coração – saúde cardíaca desde o dia 22 de agosto de 2015. 

, , ,


Deixe uma resposta